O dedilhado do cavaco com os primeiros acordes do hino anuncia mais um vídeo.
O baú de memórias do São Paulo Futebol Clube está aberto.
Desde fevereiro de 2021, o torcedor são-paulino tem um precioso acervo de gols, lances, compilados, reportagens, curiosidades, séries especiais, entre muitos outros materiais à sua disposição. Tudo muito bem apresentado, com curadoria refinada e certeira.
Essa é a Morumbiteca, que resgata a riquíssima História quase centenária do Clube da Fé. De Captain Tsubasa ao dia a dia da Era Telê, o canal nos leva por uma viagem memorial e sensorial em torno do tricolor paulista.
“Preservar e divulgar ao máximo a História do São Paulo FC, e primar pela excelência e esmero, como o próprio clube nos ensinou”, diz Adriana Rosa, proprietária e no comando da edição dos vídeos, ao lado de Vanderlei Junior Gonçalves, o designer gráfico responsável pelas artes e elementos estéticos de todos os conteúdos.
A ideia surgiu em 2019, quando Adriana conheceu Diego Oliveira, hoje à frente da curadoria e da área comercial. Impressionado com a coleção de vídeos e jogos de Adriana, Diego a incentivou na concepção e criação do canal. Além do trio, Bianca Valentim é a responsável pelas redes sociais e Báh Valentim, pela logística.
“O elemento principal que fez a Morumbiteca sair de uma vaga ideia de boteco para um projeto efetivo foi o motivo de porquê existir. Chegamos à conclusão que o material audiovisual disponível sobre a história do São Paulo era insuficiente”, relembra Adriana.
Prestes a completar 4 anos de vida, a Morumbiteca conta com mais de 63 mil inscritos no YouTube, com mais 1.500 no canal adjacente, a Morumbiteca GOLS, e outros 1.200 na Morumbiteca Shorts. São mais de 11 mil seguidores no Instagram, mais de 5 mil no Twitter (X), 1.500 no Facebook e 4.200 no TikTok.
Com cerca de 61 mil pessoas fidelizadas, segundo números de Adriana, o canal tem 350 mil views mensais em média. Grande parte dos mais de 800 vídeos é da fundadora e proprietária, mas muitos colecionadores doaram material, cederam para uso ou até venderam.
Os próximos passos para a expansão começaram recentemente, com a criação do Clube de Membros, que visa aproximar ainda mais torcedores e torcedoras da Morumbiteca.
“Com menos de 18 centavos por dia, é possível acessar vídeos exclusivos, com prioridade nas interações e sinalização com selo de membro, além de ajudar o canal a crescer e manter sua habitual qualidade”, explica Adriana.
Já em fase de desenvolvimento, o Clube de Vantagens contará com parceiros que oferecerão descontos exclusivos para quem assinar o plano.
“No momento, estamos na prospecção e captação de parceiros, além de desdobramentos de trâmites jurídicos para viabilizar a nova modalidade. Acredito que possamos dar o start em breve, no início de 2025”, revela a proprietária.
Depois de se estabelecer no subconsciente do são-paulino e da são-paulino como o canal de material histórico do clube, a Morumbiteca agora quer mais. Para os próximos dois anos, a ideia é aumentar o número de colaboradores, para a inserção de novos quadros temáticos no canal.
“Estamos também já trabalhando na hipótese de um portal próprio, independente do YouTube. A médio e a longo prazo, meu sonho e de toda a equipe é nos tornarmos uma produtora de curtas sobre o São Paulo FC. Mas, até lá, é apenas um sonho...”, diz Adriana.
Bom, sonhar faz parte do DNA vermelho, branco e preto.
Afinal, aqui a moeda caiu em pé.
Que todos os sonhos da Morumbiteca se realizem!
🔴⚪⚫
Este “clube da fé” pausa por um tempo.
Volto em janeiro, com mais textos, fotaças, radinhos, crônicas e notas.
A todos e a todas que acompanham essa viagem afetiva em torno do São Paulo, meu carinhoso agradecimento, do fundo do Coração de 5 pontas!
Que Mestre Telê nos abençoe em 2025!