#20 | Derrota em ritmo de férias
Com poucas exceções, como Luiz Gustavo, time tem atuação sonolenta e indolente em Porto Alegre
“Nos pegaram dormindo.”
A frase de Luis Zubeldía na coletiva resume a atuação do time na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Desempenho e atitude lamentáveis, em especial no primeiro tempo. Nem a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025, assegurada com o título continental do Botafogo no sábado (30), justifica a indiferença em campo.
Luiz Gustavo, Rafael e Rato - com menção honrosa ao Lucas do segundo tempo - foram as poucas exceções do espírito desleixado que tomou conta do ambiente do clube, dentro e fora das 4 linhas. O veterano volante, próximo de renovar por mais 1 ano, ainda fez um golaço (de pé direito!), deixando a derrota menos amarga e vergonhosa.
Zubeldía afirmou que deve escalar times alternativos nas duas rodadas restantes.
"Vamos ter que avaliar. Classificamos de maneira direta para a Libertadores, era algo que queríamos. Agora, temos que analisar com qual formação jogaremos contra o Juventude e contra o Botafogo. É uma situação incômoda porque sabemos que com essa camisa é sempre importante competir e ganhar, mas também é certo que alcançar um objetivo como a classificação direta faz com que tudo seja diferente. Vamos ver o que vamos fazer".
Como se nota, a cabeça de todo mundo está em 2025.
Faltam 2 jogos.
🔴⚪⚫
Piada. Na terça (26), Júlio Casares disse que o clube teria “déficit muito alto” em 2024. A declaração aconteceu após participação em evento da CBF, em que o presidente do São Paulo esteve com os mandatários do Flamengo e do Palmeiras. O tema da palestra? “Sustentabilidade Financeira e Competitividade dos Clubes”. Parece piada. Mas não é.
O rombo. O diligente Alexandre Giesbrecht, do ótimo “Anotações Tricolores” (sigam aqui), revelou o buraco acumulado nas contas do clube: R$ 886 milhões. Sim, estamos perto do bilhão!